Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Written By Cate

Catarina Correia.

Catarina Correia.

Written By Cate

05
Fev18

Fanfictions


Catarina Correia

Fanfic é a abreviação da expressão inglesa fanfiction, que significa "ficção de fã" na tradução literal para a língua portuguesa.

As fanfics são histórias ficcionais que podem ser baseadas em diversos personagens e enredos que pertencem aos produtos midiáticos, como filmes, séries, HQ's, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades e etc."

 

Perto das 10h da manhã de um destes dias decidi sair de casa e ir espairecer um pouco para não voltar a entrar em modo de desespero perante os exames que tinha pela frente. Desci as escadas do edifício onde vivo, e dirigi-me a um pequeno café relativamente perto. Entrei no estabelecimento e pedi à senhora que lá se encontrava uma água das pedras e um café. A senhora sorriu e deu-me permissão para me sentar na esplanada, disponibilizando-se para levar o meu pedido até à mesma. Voltei ao exterior do estabelecimento e sentei-me numa das 4 mesas presentes naquele espaço exterior. Peguei no caderno que levava comigo e comecei a esboçar algumas ideias para levar a avante as minhas histórias.

 

Já passavam uns bons 10 minutos desde que ali me encontrava e, no entretanto, um homem com os seus 30 anos, sentou-se na mesa à minha direita. Começou por me perguntar se ia ter exames, e a nossa conversa foi acabar no tema "Fanfics". O homem perguntou-me o que é que eu tanto escrevia, e embora tenha hesitado, acabei por responder-lhe com sinceridade, explicando que estava a rabiscar algumas ideias para umas fanfics e para umas histórias.

 

Maldita a hora em que optei pela sinceridade!

 

O homem, que mais tarde me disse chamar-se António, começou a disparar toda uma opinião (errada) sobre as ficções de fãs. Desde "histórias para miúdas histéricas" a "tretas inúteis", foram muitos os nomes que o indivíduo arranjou para caracterizar as "estúpidas" das criações. 

 

Não me apetecia, de todo, discutir com o sujeito, optando então por me levantar, despedir-me e voltar ao meu tão famoso cantinho do estudo.

 

Agora que a uma da manhã já se faz sentir, eu comecei a refletir sobre as palavras do Sr. António.

 

Sei que ele não o irá ler, mas vale a pena expressar-me.

 

Meu caro António, e meus caros Antónios por aí espalhados...

 

Uma fanfic não é um texto manhoso, não é para miúdas histéricas, e muito menos é um "atentado à boa arte da escrita". Isso garanto-lhe eu! Não são histórias feitas às três pancadas e não são partilhadas para se ser popular e "cool", como muitos pensam.

 

Por trás de uma fanfic está imenso trabalho, e acredite que falo por experiência própria! Não escrevo porque sim. Não sou uma miúda histérica em busca de atenção. E não excluo o rigor das palavras que escrevo. 

 

Procuro atingir um texto bem estruturado, e uma história com lições para lembrar. Escrevo por paixão, e por gostar de levar a minha imaginação até aos extremos. Escrevo para enriquecer os outros com os conhecimentos que me incutiram. 

 

Porquê fanfics? 

 

Ora, e porque não?

 

O mundo da escrita não é algo fácil, e admito que gostava de o tornar no meu mundo! Gostava de entrar numa livraria e ver um projeto meu exposto nas suas prateleiras. Mas nem todos somos como o Relvas, e nem todos nasceram num berço de ouro para começar pelo topo. Começo por baixo e com orgulho naquilo que faço. E o que para si são "criações rasca", para mim são horas de trabalho e quase desespero por não conseguir chegar à perfeição da escrita. 

 

Tenho pena que considere o meu esforço, e o de tantas outras pessoas, uma simples aberração. Antes de criticar e criar falsas opiniões, deveria ter-se dado ao trabalho de pesquisar e espreitar alguns dos magníficos trabalhos por aí espalhados. 

 

É certo que alguns não têm um rigor de excelência, mas também é certo que outros tantos chegam a ser melhores do que muitos livros de sucesso. Uns fazem-no por entretenimento, e outros por paixão às letras. Mas entenda-o como quiser.

 

Uma fanfic é mais do que um rabisco, e muito mais do que uma obsessão por um jogador de futebol, ou por um cantor lindo de morrer e que nem canta assim tão bem. 

 

Gostava de ver se conseguia fazer melhor. Aliás, gostava de ver se conseguia fazer sequer!

 

Não critique uma ficção de fãs, quando nem uma opinião sustentada consegue apresentar-me! Pesquise, e faça-se uma pessoa mais culta e informada.

 

Fanfics incluem trabalho, e muito, muito rigor! 

 

Sou fã de fanfics, e não sou nenhuma doida! Escrevo fanfics e não sou uma obcecada sem capacidades para fazer melhor.

 

Pare de tentar incutir aos outros a sua falsa verdade relativa às fanfics.

 

Com todo o respeito,

 

A autora de diversas ficções de fãs!